quarta-feira, 30 de março de 2011

Em cheque

Prefiro receber inúmeras perguntas
do que apenas algumas respostas.
Os questionamentos favorecem,
já as respostas acomodam.
As perguntas nos fazem pensar,
provocam um desenvolvimento.
O fato de estarmos diante de um
questionamento nos trás
a necessidade de uma solução.
A mente foi feita para ser testada.

Gustavo Freitas

sábado, 19 de março de 2011

Por trás da Máscara

O sentimento não muda, mascara-se.
Se fores triste, é triste
Se fores feliz, contenta.
Não se transforma uma tragédia
em harmonia em um segundo,
não se modifica uma insatisfação
apenas com palavras.
Tudo é maior, vem de dentro,
do mais profundo sentimento,
não há razão que explique
tal escuridão, não a homem
que entenda. As horas passam.
O tempo faz seu trabalho.


Gustavo Freitas

sábado, 12 de março de 2011

Liberdade também na leitura

Assim como os hábitos do cotidiano do brasileiro mudaram nestes anos, o ato de ler também entrou em cheque. Ao que se sabem cinqüenta e cinco por cento da população brasileira se diz leitora e que lêem em media um pouco mais de quatro livros por ano, o que indica que vem crescendo, pois anos atrás a media era de quase dois, um bom sinal, tendo em vista que a leitura é uma excelente forma de aprendizado e lazer.
Mas o fato é, será que a leitura é a mesma dos tempos de nossos avôs? Será que o ler, assim como os outros hábitos dos brasileiros mudou? Bom, não se pode dizer por todos, mas sim, mudou um pouco, e há quem diga que para melhor. Uma nova leitura um pouco mais dinâmica. Não mais se devora um livro da primeira a ultima página, se seleciona o enredo e de forma sutil ao passo que a leitura se torna desconfortável ou maçante, utiliza-se o artifício de saltar algumas linhas, alguns parágrafos ou ate páginas. Sim, se perde algum conteúdo, porém o leitor não perde a essência, não se perde na historia.
Aprovado, vai-se e volta-se na historia do livro, leia o meio, o final e o inicio de maneiras diferentes, em tempos diferentes, aproveite a obra que esta em suas mãos. Ler é deliciar-se, é buscar um sonho. O que não se pode é deixar de ler, escolha a literatura de seu gosto, desde poemas as narrativas longas. A leitura selecionada proporciona-lhe um olhar diferente do que lhe foi proposto, uma liberdade oriunda da liberdade dos livros.

Caros amigos e leitores, não só publicarei meus poemas e poesias, o blog agora é uma página Em Construção. Obrigado a todos, e espero que gostem do novo estilo.

Gustavo Freitas